Centro Nacional de Referência em Biomassa ....................................................................................................... | fale conosco |

DESTAQUES CENBIO

13/11/2009 - São Paulo recebe segundo ônibus movido a etanol

Fernando Saker

O Centro Nacional de Referência em Biomassa (CENBIO), coordenador do projeto BEST (BioEthanol for Sustainable Transport) no Brasil, realizou no dia 12 de novembro a entrega do segundo ônibus movido a etanol no Brasil à prefeitura de São Paulo. A cerimônia foi realizada nas instalações da Viação Gato Preto.

O veículo, equipado com chassi Scania de 15 metros de comprimento, rodará entre os terminais Lapa e Vila Mariana, sob responsabilidade da Viação Gato Preto, cumprindo um itinerário que inclui importantes trechos da cidade, entre eles, a Avenida Paulista. O Brasil é o primeiro país das Américas a ter um ônibus movido a etanol em circulação, como parte do projeto BEST.

Silvia Velázquez, pesquisadora do CENBIO, relatou na cerimônia a história do projeto BEST no Brasil. Velázquez comentou sobre os obstáculos enfrentados no início do projeto, sobre a realização dos testes do ônibus, e sobre a responsabilidade de cada parceiro do BEST. Também falou do motor - que atende aos padrões de emissão EURO 5 -, e da diminuição das emissões locais, regionais e globais, as quais proporcionam uma melhoria na qualidade de vida e saúde da população, além de contribuírem para a preservação ambiental.

Velázquez disse também que todos os envolvidos no projeto BEST esperam sensibilizar o poder público, em outras instâncias, no sentido de buscar alternativas que incentivem o uso da tecnologia em larga escala, principalmente nas regiões metropolitanas, bastante afetadas pelos efeitos da poluição. E ressaltou: "Se o prof. Moreira estivesse aqui, certamente encerraria sua fala dizendo que, se os 15.000 ônibus diesel que circulam na cidade de São Paulo fossem substituídos por ônibus movidos a etanol, ambientalmente é como se tivéssemos somente 3.000 ônibus circulando", referindo-se ao idealizador do projeto e coordenador no Brasil, José Roberto Moreira.

Também compareceram ao evento o secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Eduardo Jorge; o secretário municipal de Transportes, Alexandre de Moraes; e o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Em sua fala, Kassab comentou que gostaria de disponibilizar na cidade, a curto prazo, uma frota de 200 ônibus movidos a etanol. Sandra Apolinario e Euler Hoffmann Melo, ambos pesquisadores do CENBIO, também estiveram presentes.

O projeto BEST é uma iniciativa da Comunidade Europeia, coordenada pela Prefeitura de Estocolmo, na Suécia. O projeto tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância do uso do etanol no transporte. O projeto é desenvolvido em outras cidades do mundo, como Londres, Madri e La Spezia. No Brasil, o projeto é articulado pelo CENBIO, e tem como parceiros a Scania, a Caio, a Cosan, a SPTrans, a EMTU, a BAFF/Sekab, a UNICA e a Fundação Clinton.

Representados na foto (da esquerda para a direita): Adalberto Maluf (Fundação Clinton), Alfred Szwarc (UNICA), Paulo Bento (BAFF/Sekab), Rogério Rezende (Scania Latin America), Alexandre de Moraes (Secretaria Municipal de Transporte Urbano de São Paulo), Silvia Velázquez (CENBIO), Gilberto Kassab (Prefeito de São Paulo), Eduardo Jorge (Secretaria Municipal de Verde e de Meio Ambiente de São Paulo), José Gildo Vendramini (empresa Caio), presidente (Ricardo Moroni) e diretores da Viação Gato Preto

..........................................................................................................................................

Veja outros destaques